Total de visualizações de página

05 novembro, 2012

Simples assim. - Professores em Rede



LEIA TAMBÉM:USODE CELULARES NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS MELHORA AUTOESTIMA, AFIRMA MATEMÁTICO

Rede social criada por cearense de 15 anos ganha aplicação educacional
FONTE: Jornal Diário do Nordeste
Endereço da Bigwold: www.bigwold.com
O estudante cearense criador do " Big Wold" incrementa o site com solução voltada para alunos e professores. Apenas alguns meses depois de ter criado sua própria rede social - a "BigWold" (Grande Planície), lançada em junho desse ano – o jovem cearense Augusto Monteiro, de apenas 15 anos, já trabalha em novas formas de ampliar o site e oferecer serviços diferenciados aos internautas. Para isso, ele lançou, neste último domingo, um sistema que pretende ajudar estudantes e professores a trocar conhecimentos e facilitar o aprendizado nas escolas. A ferramenta,  que está disponível no próprio site do Big Wold (www.bigwold.com), chama-se "Sistema Aluno-Professor" - ou "SAP",como Augusto apelidou.
Augusto Monteiro, 15 anos, do município de Morada Nova, criou uma rede social que já conta com quase 3 mil usuários e, enquanto pensa em novas aplicações para o site, é convidado para dar palestras em escolas e universidades Com essa aplicação online, professores de todo o Brasil podem publicar vídeo-aulas, apostilas, slides e outros materiais didáticos para que estudantes possam fazer o download de forma gratuita e tirar suas dúvidas diretamente com os docentes.
A plataforma também trabalha com um sistema de recomendação, que permite aos alunos indicar os conteúdos que mais gostam e aqueles não aprovados.
Augusto, que está cursando o primeiro ano do ensino médio e deve prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em breve, conta que a motivação para desenvolver a ferramenta foi a ausência, na internet, de material didático voltado especificamente para a prova.
"O conteúdo pra fazer vestibular é muito difícil. É uma coisa que está escassa na internet. Tem conteúdo, mas é pago, e muita gente não pode comprar", afirma o estudante criador do Big Wold.
Ele ressalta também que cada aluno tem um ritmo de aprendizagem diferente e pode não se adaptar ao conteúdo oferecido na web.
"No site do Ministério da Educação tem material, mas não é todo mundo que consegue aprender. O pessoal, às vezes, não se adapta", explica.
Ferramenta gratuita
Além de ser um sistema aberto, sem vínculo com nenhuma instituição, a ferramenta é gratuita e oferece a possibilidade de agregar material didático elaborado por diversos professores, com métodos de ensino diferentes. "No SAP, pode ter conteúdo de vários professores. Se eu não conseguir mudar minha forma de aprendizagem, eu posso aprender com outro professor", destaca o jovem estudante.
Segundo Augusto Monteiro, a plataforma pode ser utilizada por estudantes de todas as idades e níveis escolares, desde o ensino fundamental ao superior.
Para divulgar o projeto, o jovem tem visitado escolas e universidades, procurando parceiros e sondando o entusiasmo da comunidade docente com a iniciativa independente. "Nós estamos procurando alguns diretores para conversar e perguntar o interesse deles. Muitos professores estão querendo e os alunos também", afirma Augusto.
Popularização
A divulgação do Sistema Aluno-Professor também passa pela popularização do Big Wold na internet.
Segundo o jovem, a ideia é que os próprios usuários ajudem a tornar a rede social mais conhecida e a atrair mais pessoas para criarem seus perfis no site. A rede social, que tem pouco mais de três meses de vida, já contabiliza 2.830 cadastrados de todo o Brasil e, segundo Augusto,cerca de 90 deles participam ativamente da rede, publicando conteúdo e comentando as postagens diariamente.
O jovem comemora os números e se diz satisfeito com o desempenho do site nesse tempo. "Todos os dias tem muitos cadastros novos, mas o que importa é as pessoas usarem a rede", diz.
Espírito empreendedor
O sucesso do Big Wold e o espírito empreendedor de Augusto fizeram com que o jovem se tornasse uma referência no Estado, sendo convidado, inclusive, para dar palestras em universidades e escolas profissionalizantes da região sobre a rede social e o SAP.
Para ele, essas iniciativas são uma forma de incentivar os estudantes a investirem na carreira profissional. Por ora, o jovem afirma que não pretende implantar nenhuma outra ferramenta no Big Wold de imediato, mas que já pensa em novas formas de incrementar a rede social, incluindo um projeto ainda não elaborado para evitar a divulgação de conteúdo que incentive a violência e a pornografia no site.
"Eu quero fazer uma coisa para mudar a forma de pensar das pessoas. O meu objetivo não é ganhar dinheiro. É saber que eu fiz algo de bom para o mundo", destaca Augusto Monteiro.  
Divulgado: Edilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog