Total de visualizações de página
26 fevereiro, 2011
Curso Tecnico - Professores em Rede
Governo quer curso técnico para 1,4 milhão
Os professores presentes na reunião - de escolas da região de Guarulhos, onde ocorreu o encontro - não questionaram a progressão continuada em si, mas apontam que a falta de regras quanto à recuperação dificultam o aprendizado. Voorwald concordou e pediu a ajuda deles para encontrar um caminho.
- O sucesso dos processos de ensino e aprendizagem se dá na recuperação, ela é fundamental. É importante que a rede se manifeste sobre o que dificulta.
Escolas diferentes
O secretário-adjunto, João Palma Filho, lembrou que a rede de ensino estadual, que conta com 5.300 escolas, é muito diferente entre si. O modelo de recuperação deverá ser adaptado de acordo com as características de cada região.
Outra hipótese estudada pela secretaria é que escolas com salas vazias apliquem o reforço fora do horário de aulas. Os estudantes que estudam de manhã fariam a recuperação à tarde e vice-versa. A adoção de escolas-polos para recuperação também foi uma possibilidade levantada pelo secretário-adjunto.
Para avaliar se os alunos precisam de recuperação, o governo do Estado pretende aplicar uma prova bimestral e unificada para todos os colégios, que seria formulada a partir de um banco de itens. A prova já havia sido mencionada pelo secretário Voorwald durante a sua posse à frente da pasta. Na época, ele disse estudar uma avaliação semestral.
Reforço
Pela proposta de Voorwald, também estão previstas aulas de reforço para aqueles que no fim do ciclo não apresentarem um bom desempenho. Eles serão enviados a salas especiais, que contarão com professores qualificados e materiais didáticos específicos.
Para que isso seja facilitado o governo está se empenhando na fixação de professores em escolas da rede de ensino, para que os alunos tenham um acompanhamento contínuo e não hajam muitas substituições.
No inicio do mês, o governo do Estado anunciou a contratação de 25 mil professores para a rede.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário