Total de visualizações de página

11 abril, 2011

É. - Professores em Rede

Já está começando a me incomodar o fato de bater sempre na importante tecla das questões políticas na Educação, mas de forma inconveniente, ou sem deixar claro o meu objetivo.
Reparei que não trago textos sobre o tema, mas referenciais constantes das atuações políticas dos parlamentares ou outros.
Percebi que posso estar passando a idéia de que pertença a algum partido político ou tenha predileção por esta ou aquela linha.
Não é o caso.
Em primeiro lugar, acompanho desde l986, as analises de índices de leitura e escrita apresentadas por professores, ou profissionais da educação, referentes ao que afeta seu desempenho educacional. São índices apontados como baixos e insuficientes.
Joguei na perspectiva, de que se apontasse questões sociais, envolvidas pela política, enquanto distribuidora de comandos e verbas, estaria cumprindo o alivio de minha consciência, fornecendo pistas sobre a necessidade de se estar refletindo sobre o exercício de nossas praticas de magistério, que sem analises constantes estaria colaborando na reprodução ou permissão de comportamentos sociais repetitivos diante de tantos desmandos e resultados desanimadores.
Agora o Ensino Médio será a bola da vez para tentativas de melhor atuação e resultados. Certamente é hora de aparecer n projetos. Noticias sobre as gerais situações enfrentadas pelos professores continuam pra depois.
Será que nós professores, não conseguiremos intervir diante de tantas pulverizações dessas verbas publicas? O que está nos faltando? Quais as relações que devemos estar atentos para estabelecer diante dessas defesas de interesses?
Ganharmos confiança em nós mesmos? Mudar nossa forma de comunicação com a sociedade? Como se diz na modernidade: “rever nossos conceitos”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog