Secretária de Estado de Educação
Assessoria de Comunicação Clipping – 20 de Julho de 201119/07/2011
Portal UOl
Extinção da Secretaria de Educação a Distância no MEC é prematura, avalia especialista
Matriculas em educação a distância cresceram 158 vezes entre 2000 e 2009.
Extinguir a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação(MEC) — medida anunciada em janeiro pela Presidência da República — foi prematuro e aumentou o risco de a modalidade ficar em segundo plano.
A avaliação é do diretor de Educação a Distância (EaD) da Universidade Anhanguera, José Manuel Moran.¯
A lógica é entrar em uma normalidade, contemplando os mesmos instrumentos para as modalidades a distância e presencial., avalia o especialista. ¯
Porém, dependendo de como esse processo seja feito, a educação a distância corre o risco de não ser prioridade tendo em vista as outras demandas do MEC..
Os projetos da Secretaria de Educação a Distância migraram para a Secretaria de Educação Básica ou de Ensino Superior.
Segundo o MEC, a idéia é que, com o crescimento da modalidade, ela passe a ser gerida pelas secretarias convencionais, com as mesmas medidas para as modalidades presenciais e a distância.
Crescimento
Metade das matrículas em cursos superiores a distância são em licenciaturas. Só pedagogia concentra 34,2% delas.
As matriculas de nível superior em educação a distância cresceram 158vezes entre 2000 e 2009, passando de 5.287 no primeiro ano para 838.125, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O levantamento aponta que entre 2008 e 2009 número de cursos de graduação a distância cresceram 30,4%, enquanto os presenciais, 12,5%.
Ao todo, 14,1% das matrículas em universidades eram nessa modalidade.
Para Moran, o crescimento não é maior devido a desconfiança. ¯
Os cursos superiores a distância começaram há 12 anos.
Muitas instituições e alunos entraram para ganhar dinheiro ou achando que era mais fácil que o presencial.
Estamos aprendendo a fazer educação nessa modalidade.,avalia.
Potencial democrático, prática nem tanto
Para o professor Moran, uma das principais vantagens da educação a distância é o potencial de democratizar o acesso ao ensino superior. ¯
Ela vem para atender alunos que teriam que se deslocar para capitais.
Se eles saem do interior dificilmente voltam e deixam as cidades pequenas sem especialistas..
Aluno e Faculdade
As mulheres são predominantes na educação a distância (53,4%).
A idade dos alunos é mais avançada do que na educação presencial, na faixa de 30 a 34 anos.
As matrículas se concentram em instituições privadas, que chegam a ter três vezes mais alunos que as públicas.
Fonte: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil, de 2008
É o caso da professora de matemática Patrícia dos Santos, que permanece em uma pequena comunidade caiçara da praia do Bonete, no município de Ilhabela (SP). Para chegar à vila só de barco ou a pé, por uma trilha de aproximadamente 15 km a partir do centro do município.
A maneira que ela encontrou de aprimorar as aulas foi começar, em 2005, o curso superior de pedagogia a distância, concluído em 2007.
Antes disso, ela já tinha cursado ciências contábeis presencialmente em São Sebastião (SP). ¯
A maneira como dar aula aprendi na pedagogia.
Antes, eu me virava., conta.
Como a comunidade não tem acesso a Internet, Patrícia acompanhava as aulas por material impresso. ¯
Nós tínhamos apostilas e entregávamos os exercícios pelos Correios, quando algum morador da vila viajava para acidade., conta. ¯
Para mim, o curso presencial foi mais fácil, porque era mais simples esclarecer as dúvidas..
Porém, casos como o de Patrícia não são maioria de acordo com o doutor em políticas públicas e educação, Antonio Lisboa Leitão. ¯
Nos lugares distantes e de difícil acesso é exatamente onde a educação a distância não ocorre.
Ela não está nas regiões fronteiriças, mas nos grandes centros urbanos., avalia.
O Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil, realizado pelo Ministério da Educação e pela Fundação Getúlio Vargas, confirma que, em 2007, a maioria dos alunos da modalidade estavam nos grandes centros urbanos.
A região Sudeste concentrava 48,2% das matrículas. ¯
Só o estado de São Paulo, por exemplo, com 30% dos alunos do país, supera as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que, juntas, educam 22% dos brasileiros em EaD., aponta o documento.
Formação de professores
Metade das matrículas em educação a distância são em cursos de licenciatura, segundo o Censo da Educação Superior de 2009.
Somente pedagogia concentra 34,2% das matrículas.
Letras, matemática, ciências biológicas e história somam 13%.
Em 2007, São Paulo tinha mais alunos em EaD que as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste juntas.
Esse volume se justifica ¯pela grande demanda de professores sem formação adequada no país., de acordo com o Relatório Analítico. ¯
Se for considerada apenas a educação básica [em 2009], por exemplo, só 68,4%dos professores têm formação superior..
O professor Lisboa Leitão discorda do modelo. ¯
Imagine se os médicos fossem formados a distância, sem bibliotecas, sem infraestrutura para projetos de extensão, sem iniciação científica?
Porque os professo respondem?., questiona. ¯
A formação continuada pode ser a distância, mas a primeira não, porque não se tem a formação intelectual e o espírito crítico para avaliar o que é oferecido a distância..
Esse é o caso da jornalista Ana Maria Amorim que fez um curso de extensão sobre movimentos sociais e participação social a distância. ¯
Quando eu estava fazendo o curso, precisei viajar e pude levar meu computador e acessar as vídeo-aulas em outro local.
É uma estrutura que a academia de hoje permite esse formato., conta. ¯
Porém havia grande inexperiência nossa, enquanto estudantes virtuais, em nos adaptarmos a uma plataforma virtual.
O diálogo foi bem mais limitado que em cursos presenciais..
Nenhum comentário:
Postar um comentário