Livros: brasileiros dão
preferência a lojas com preços mais baixos
SÃO PAULO - Na hora de comprar um livro, 47% dos
brasileiros escolhem o estabelecimento pelo preço que eles cobram.
Outros fatores que costumam
motivar os consumidores na hora escolher um estabelecimento para comprar livros
é a comodidade (33%) e a variedade (29%), revela a 3ª edição da pesquisa
Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo IPL (Instituto Pró-Livro), com
apoio da Abelivro (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares), da
CBL (Câmara Brasileira do Livro) e do Snel (Sindicato Nacional dos Editores de
Livros).
Para 28% dos entrevistados, a
proximidade é levada em consideração na hora de escolher o varejo, enquanto 14%
consideram a garantia e a confiança essenciais para a tomada da decisão.
O costume (12%) e o ambiente
agradável (11%) também costumam influenciar o consumidor na hora de adquirir um
livro.
Também costumam ser fatores
relevantes na hora de escolher um local para comprar um livro: a especialização
(8%), poder trocar livros (7%), rapidez e qualidade no atendimento (7%),
casualidade (5%), vender outros produtos (3%) ter eventos culturais (2%) e
outros motivos (2%).
Motivo da compra
O prazer e o gosto pela leitura
são os motivos que incentivam 35% dos brasileiros a comprarem um livro.
Em seguida, 32% afirmam que são
motivados à compra pela cultura e conhecimento.
Já 28% assumem que só compram livros porque a escola e a
faculdade exigem.
Outros fatores relacionados pelos
entrevistados como motivadores à compra são a necessidade de trabalho (11%) e
presentear (11%).
Estabelecimentos
Dos 78,3 milhões de brasileiros que já compraram livros, 65% afirmam que realizam a compra das obras em geral em livrarias, enquanto 59% responderam que usam o mesmo local para comprar livros didáticos.
Dos 78,3 milhões de brasileiros que já compraram livros, 65% afirmam que realizam a compra das obras em geral em livrarias, enquanto 59% responderam que usam o mesmo local para comprar livros didáticos.
Bancas de jornais, sebos e até
escolas são outros locais escolhidos para comprar livros.
Veja na tabela a seguir:
Estabelecimento
|
Livros em geral
|
Livros didáticos
|
Livrarias
|
65%
|
59%
|
Bancas de jornais e revistas
|
18%
|
nulo
|
Sebos
|
11%
|
7%
|
Escola
|
7%
|
14%
|
Igrejas e outros espaços
religiosos
|
7%
|
Nulo?
|
Bienais/Feiras de livro
|
6%
|
3%
|
Na rua (vendedores ambulantes)
|
6%
|
4%
|
Internet
|
6%
|
4%
|
Supermercados/Hipermercados
|
5%
|
nulo
|
Lojas de departamentos
|
5%
|
4%
|
Porta a porta
|
3%
|
3%
|
Por catálogo
|
2%
|
1%
|
Não respondeu/Não compra livros
didáticos
|
5%
|
17%
|
Fonte: Instituto Pró-Livro
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário