Internet tem de tudo,
permite tudo, mas convenhamos, alguma realidade tem que ser mudada. Alguma
conduta, alguma fala, algum pratica.
Qual será o limite que pretendemos chegar?
Somos ou não Professores?
Segue aí umas pinçadas da internet.
Não tenho como comprovar fonte, intencionalidade, autoria ou
qualquer coisa que valha.
Não fico muito bem com excesso de indignação.
Aqueles tapas na cara da professora, oferecidos por uma aluna,
por causa do recolhimento de um bilhete, ainda está me queimando.
Mas enfim, cada um com seu cada um.
Preciso controlar minha ansiedade de reformas, mas está difícil.
Vamos continuar a pedir ? na imprensa somente
que respeitem nosso aumento salarial?
Difícil manter o foco, mas não sei se quero compreender mais
tudo isso.
Desculpem, mas de vez em quando esqueço que não é de bom tom
extravasar emoções.
Tradicionalmente isso só é permitido aos poetas.
Taí na mídia.
Triste história de um Professor
Porto Alegre (RS), 16 de julho de 2011
Caro Juremir (CORREIO DO POVO/POA/RS)
Meu nome é Maurício Girardi. Sou Físico. Pela manhã
sou vice-diretor no Colégio Estadual Piratini, em Porto Alegre , onde à noite
leciono a disciplina de Física para os três anos do Ensino Médio.
Pois bem, olha só o que me aconteceu: estou eu dando aula
para uma turma de segundo ano. Era 21/06/11 e, talvez, “pela entrada do inverno”,
resolveu também ir á aula uma daquelas “alunas-turista” que aparecem vez por
outra para “fazer uma social”. Para rever os conhecidos.
Por três vezes tive que pedir licença para a mocinha para
poder explicar o conteúdo que abordávamos.
Parece que estão fazendo um favor em nos permitir um espaço
de fala. Eis que após insistentes pedidos, estando eu no meio de uma explicação
que necessitava de bastante atenção de todos, toca o celular da aluna,
interrompendo todo um processo de desenvolvimento de uma idéia e prejudicando o
andamento da aula. Mudei o tom do pedido e aconselhei aquela menina que, se
objetivo dela não era o de estudar, então que procurasse outro local, que
fizesse um curso à distância ou coisa do gênero, pois ali naquela sala estavam
pessoas que queriam aprender' e que o Colégio é um local aonde se vai para
estudar.
Então, a “estudante” quis argumentar, quando falei que não
discutiria mais com ela.
Neste momento tocou o sinal e fui para a troca de
turma. A menina resolveu ir embora e desceu as escadas chorando por ter sido
repreendida na frente de colegas. De casa, sua mãe ligou para a Escola e falou
com o vice-diretor da noite, relatando que tinha conhecidos influentes em Porto
Alegre e que aquilo não iria ficar assim.
Em nenhum momento procurou escutar a minha versão nem mesmo
para dizer, se fosse o caso, que minha postura teria sido errada. Tampouco
procurou a diretoria da Escola.
Qual passo dado pela mãe? Polícia Civil!... Isso
mesmo!... tive que comparecer no dia 13/07/11, na 8.ª (oitava Delegacia
de Polícia de Porto Alegre) para prestar esclarecimentos por ter constrangido
(“?”) uma adolescente (17 anos), que muito pouco frequenta as aulas e quando o
faz é para importunar, atrapalhar seus colegas e professores'. A que ponto que
chegamos? Isso é um desabafo!... Tenho 39 anos e resolvi ser professor porque
sempre gostei de ensinar, de ver alguém se apropriar do conhecimento e crescer.
Mas te confesso, está cada vez mais difícil.
Sinceramente, acho que é mais um professor que o
Estado perde. Tenho outras opções no mercado. Em situações como essa,
enxergamos a nossa fragilidade frente ao sistema. Como leitor da tua coluna, e
sabendo que abordas com frequência temas relacionados à educação, ''te peço, encarecidamente,
que dediques umas linhas a respeito da violência que é perpetrada contra os
professores neste país''.
Fica cristalina a visão de que, neste país:
Ø NÃO PRECISAMOS DE PROFESSORES
Ø NÃO PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO
Ø AFINAL,
PARA QUE SER UM PAÍS DE 1° MUNDO SE ESTÁ BOM ASSIM
Alguns exemplos atuais:
· Ronaldinho
Gaúcho: R$ 1.400.000,00 por mês. Homenageado pela “Academia
Brasileira de Letras"...
· Tiririca:
R$ 36.000,00 por mês. Membro da “Comissão de
Educação e Cultura do Congresso"...
TRADUZINDO: SÓ O SALÁRIO DO PALHAÇO, PAGA 30
PROFESSORES.
PARA AQUELES QUE ACHAM QUE EDUCAÇÃO NÃO É IMPORTANTE: CONTRATE
O TIRIRICA PARA DAR AULAS PARA SEU FILHO.
Um funcionário da empresa Sadia (nada contra) ganha
hoje o mesmo salário de um “ACT” ou um professor iniciante, levando em
consideração que, para trabalhar na empresa você precisa ter só o fundamental,
ou seja, de que adianta estudar, fazer pós e mestrado?
Piso Nacional dos professores: R$ 1.187,00… Moral da
história: Os professores ganham pouco, porque “só servem para nos ensinar
coisas inúteis” como: ler, escrever, pensar,formar cidadãos produtivos, etc.,
etc., etc....
SUGESTÃO: Mudar
a grade curricular das escolas, que passariam a ter as seguintes matérias:
Ø Educação Física: Futebol;
Ø Música: Sertaneja, Pagode, Axé;
Ø História: Grandes Personagens da Corrupção
Brasileira; Biografia dos Heróis do Big Brother; Evolução do Pensamento
das "Celebridades"
Ø História da Arte: De Carla Perez a
Faustão;
Ø Matemática: Multiplicação fraudulenta do dinheiro de
campanha;
Ø Cálculo: Percentual de Comissões e Propinas;
Ø Português e Literatura: ?... Para quê ?...
Ø Biologia, Física e Química: Excluídas por excesso de
complexidade.
Está bom assim? ... eu quero mais!...
ESSE É O NOSSO BRASIL ...
Vejam o absurdo dos salários no Rio de Janeiro (o que não é diferente do resto
do Brasil)
Ø BOPE
- R$ 2.260,00....................... para ........ Arriscar a vida;
Ø Bombeiro
- R$ 960,00.....................para ........ Salvar vidas;
Ø Professor
- R$ 728,00.....................para ........ Preparar para a vida;
Ø Médico
- R$ 1.260,00......................para ........ Manter a vida;
E o Deputado Federal?.....R$
26.700,00 (fora as mordomias, gratificações, viagens internacionais, etc.,
etc., etc., para FERRAR com a vida de todo mundo, encher o bolso de dinheiro e
ainda gratificar os seus “bajuladores” apaniguados naquela manobrinha conhecida
do “por fora vazenildo”!).
IMPORTANTE:
Faça parte dessa “corrente patriótica” um instrumento de
conscientização e de sensibilização dos nossos representantes eleitos para as Câmaras
Municipais, Assembleias Estaduais e Congresso Nacional e, principalmente, para
despertar desse “sono egoísta” as autoridades que governam este nosso
maravilhoso país, pois eles estão inertes, confortavelmente sentados em suas
“fofas” poltronas, de seus luxuosos gabinetes climatizados, nem aí para esse
povo brasileiro. Acorda Brasília, acorda Brasil !...
P.S.: Divulgue logo esta carta para todos os seus contatos.
Infelizmente é o mínimo que, no momento, podemos fazer, mas já é o
bastante para o Brasil conhecer essa "pouca vergonha". As
próximas eleições estão chegando!
Mais um:
Pedagogia_da_Cinta.wmv
Outro
Em 16 de março de 2012 20:45,
Jenny Horta <jennyhorta@gmail.com>
escreveu:> Conclusões inquietantes...>> Technology and Child
Development: Evidence from the One Laptop per Child> Program> <>
http://www.iadb.org/en/research-and-data/publication-details%2c3169.html?pub_id=IDB-WP-304>,>>
publicado recentemente, autodenomina-se a primeira avaliação randomizada> em
larga escala dos impactos do programa OLP (One Lap per Child).> O estudo foi
realizado em 319 escolas primárias públicas em comunidades> rurais pequenas
e pobres no Peru, durante os 15 primeiros meses de> implementação do
programa. As escolas foram divididas em 2 grupos: de> tratamento (209
escolas em que o UCA foi implementado) e de controle> (110 escolas que não
receberam os laptops).>> Não foram encontradas evidências de que o
programa tenha melhorado a> aprendizagem dos alunos nem em matemática, nem
em linguagem. Nessa> direção, um resultado interessante do estudo foi que,
apesar de os> laptops virem com 200 livros, enquanto os alunos do grupo de
controle> possuíam apenas alguns livros em casa, não houve evidências de que
o> programa tenha influenciado os hábitos de leitura dos alunos.>>
Além disso, o programa não afetou as matrículas, nem a frequência às> aulas,
nem a motivação para a aprendizagem, nem o tempo dedicado ao> estudo em
casa.>> O programa tampouco parece ter afetado a qualidade da instrução
nas> aulas, tendo produzido, no máximo, modestas mudanças nas práticas>
pedagógicas.>> Como resultado positivo, o programa parece ter gerado
alguns benefícios> em habilidades cognitivas gerais, além do desenvolvimento
de habilidades> no uso de computadores..>> O relatório traz ainda
discussões sobre uma série de outros resultados e> apresenta um grande
número de tabelas e dados ? vale a pena dar uma> olhada. Um detalhe
importante: em praticamente nenhuma escola havia> acesso à Internet.>>
O Educational Technology Debate <https://edutechdebate.org/> propôs-se a> discutir o
relatório nas próximas semanas.>> ----------
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