Nota Vermelha
As férias escolares acabam, porém
boa parcela dos alunos retornam com toda energia e disposição para continuarem
“ brincando de estudar”. Para esses alunos a Escola são férias eternas, o
boletim escolar sempre decorado de notas vermelhas, mas afinal, eles dizem: “ e
eu com isso? “ . Parodiando os próprios alunos, agora é o momento em
que a “ chapa começa a esquentar” !!“ Professor não posso repetir de ano!!“
, “ Professor, você não pode me reprovar !?” Pois é, está é a grande preocupação
que começa a rondar a cabeça de muitos jovens. Afinal, se ele reprovar,
como vai ser ficar sem aquela viagem que o pai prometeu? E aquele novo
computador ? Pior ainda, o mico da “galera” na série seguinte, e ele sendo o “
único” que ficou para trás ? Isso nem pensar!Logo você começará a ser assediado
nos corredores por alunos que vão querer saber se estão de recuperação, se ficarão
de exame, se irão “passar de ano” ou não. Toma que o Filho é teu: É muito comum
logo após o término da prova, o aluno já ficar rodeando o Professor para saber
que nota ele tirou na prova.
Na cabeça desse aluno existe uma
dicotomia que é preciso que o Professor compreenda. Quando o aluno alcança
nota 10 na prova, foi ele quem conquistou, no entanto quando ele tira uma nota vermelha
foi o Professor que subtraiu a nota dele. A nota em si, para muitos
alunos, é uma medida que apenas atesta a promoção no final do ano, tem
apenas esta serventia. Serve para a Escola mudar ele de série, e serve para os Pais
como uma confirmação de que podem comprar o presente dele, pois ele passou de
ano. Quando o aluno está com o boletim escolar cheio de notas baixas, a
responsabilidade das mesmas é atribuída ao Professor, ou seja, as notas estão
daquela forma porque o Professor “ deu” nota vermelha na prova, assim sendo, a
fonte das notas vermelhas é uma só: o Professor. Tanto os Pais quanto os Alunos
precisam compreender que na vida os únicos responsáveis pelas nossas
conquistas, nossas falhas e nossos erros, somos nós mesmos.
Se um dia pedirem para eu cantar
uma música, com certeza receberei nota zero, deverei culpar a letra da música?
A pessoa que escreveu a letra? Ou deverei refletir, se antes de aceitar cantar
a música, quais conhecimentos prévios deverei ter que possibilitarão que eu
seja bem sucedida nesta tarefa? O que precisarei? Aulas de canto? Durante
quanto tempo? E por aí vai. Na Prova de Física, Matemática, Língua Portuguesa,
ou outra disciplina, segue o mesmo princípio, durante certo período de tempo o
aluno estará em contato com novos aprendizados, situações problema, estudos de
caso e então no momento da prova deverá demonstrar até onde compreendeu esses
novos conceitos e como interage com eles em novas situações. O Professor quer
saber qual é o grau e profundidade de competência que o aluno adquiriu
naquele novo aprendizado e qual a sua performance. Assim, se eventualmente
ocorrer a nota vermelha, esta não está medindo quem elaborou a prova, também não
está medindo a prova em si, não mede a escola, e não mede o livro didático.
A prova tenta medir unicamente o
quanto o Aluno aprendeu e como ele performa em uma dada situação.
O que a Indisciplina tem a ver
com isso? Quando ministramos uma aula nosso objetivo é que os alunos fiquem
focados na tarefa, porém o que ocorre é que eles estão focado em outras
coisas, outras “ tarefas”. Você tem de admitir: conversar é uma tarefa,
provocar o colega também é uma “ tarefa” o qual muitos alunos se aplicam em
desempenhar. Essas tarefas porém contribuem para o aparecimento da
indisciplina na sala de aula e desestabilizam o ambiente. O aluno que ocupa-se
com este tipo de “ tarefa” desperdiça o tempo e sem se dar conta, subtrai de si
mesmo o aprendizado que poderia ter e consequentemente a própria nota.
Então chega o dia de informar as
notas, e muitos alunos e pais não se conformam com os resultados. Querem explicações
do Professor. Exigem reunião de última hora, apontam o dedo na cara, ameaçam ,
vociferam, querem justificativas, querem que a nota seja alterada. Pois bem,
está na hora de inverter esta situação! De hoje em diante quando Pais ou Alunos
chegarem até você exigindo explicações de notas vermelhas faça as seguintes
perguntas para eles:
- O que faz um aluno tirar 10 ? -
Então seria verdadeiro afirmar que fazer o oposto disso faria o
aluno tirar nota vermelha ? - Enumere para a mãe um
conjunto de situações negativas, selecione aquelas em que o filho dela se
enquadra, por exemplo: conversar demais,não trazer lições, não trazer os
materiais para as aulas, desrespeitar Professor e colegas, etc, etc, e peça
para ela dizer se cada uma daquelas situações ajudam o aluno a alcançar nota
azul ou nota vermelha? - Faça o aluno previamente preencher esses
mesmos itens em formato de auto avaliação e entregue para a mãe quando a mesma
vier pedir explicações - Entregue a Ficha de Auto Avaliação do Aluno e
diga:
Pedi as mesmas explicações para
seu filho, espero que ele lhe responda porque tratou com tanto descaso o meu
trabalho, fez tão pouco por si mesmo, e ainda submeteu a senhora a esta
situação. No próximo artigo revelarei como a nota azul é
construída, você conhecerá o segredo que utilizo em todas as Reuniões de
Pais e quais os argumentos que utilizo para refutar os pais inconformados
com a notavermelha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário